CESAR REPORTS - Edição Especial
Entenda como o ensino médio, técnico e superior são a chave para o Brasil enfrentar o fenômeno do apagão de mão de obra qualificada em TI
O descompasso entre a aceleração da transformação digital da sociedade e a formação de profissionais atuantes no mercado de TI é uma preocupação constante por parte das empresas e centros formadores.
O grande desafio é a formação em médio prazo para atender às demandas reprimidas em diversos setores de tecnologia.
Neste estudo, a CESAR School analisa os principais dados sobre a formação de profissionais no país, juntamente aos indicadores da qualidade de ensino e especificidades das vagas oferecidas e ocupadas, a fim de entender a escassez de profissionais na área de tecnologia, cenário conhecido como “Apagão da mão de obra TI”.
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O que você vai ler na pesquisa
Qual o tamanho do mercado de TI para jovens egressos do ensino médio?
A formação profissionalizante adequada de estudantes de ensino médio pode atender à carência de profissionais de base no mercado de TI. Há oportunidades para os talentos que estão iniciando a formação na área.
Quais os retornos gerados a partir da inserção destes jovens no mercado de trabalho de TI?
Há espaço no mercado, além do desenvolvimento de competências e habilidades técnicas necessárias para a era digital. O déficit de oferta e demanda na área de TI pode ser sanado com a presença dos jovens egressos do ensino médio.
Quais os déficits de aprendizagem sinalizados na formação inicial do profissional de TI?
Há disparidades regionais no perfil de entrada nas universidades. Alunos precisam ter contato com projetos que invistam no desenvolvimento dos pensamentos computacional, probabilístico, estatístico e investigativo.